Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.


E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mt 9.35-38).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Será Que Existe Alguma Ovelha Pentecostal?

Por Pasto Para as Ovelhas


É comum ouvirmos por onde passamos, algumas ovelhas se autonominando Pentecostais.

Será que são mesmo? Será que é possível algum cristão ser ao mesmo tempo Pentecostal?

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (João 5 : 39)

Não nos esqueçamos do que nos alertou o próprio Senhor Jesus.

Temos um grande problema quando nos deparamos com algumas ovelhas que se colocam na condição de evangélicas, mas não conhecem os Evangelhos de Cristo.

Quero dizer ovelhas, que em nenhum lugar na Bíblia, somos ensinados de que este ou aquele é, ou deva ser Pentecostal.

Primeiro porque, determina Deus em Levítico 23, Versículos:
  1. Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.
  2. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR. 
  3. Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao SENHOR.
  4. Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.
  5. Também oferecereis um bode para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.
  6. Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santos serão ao SENHOR para uso do sacerdote.
Deus ordenou tudo isto ao povo judeu, e sabemos que a partir de Jesus Cristo, seguimos suas tradições e não a tradição judaica.

Não porque sejamos melhores que os judeus, e sim porque Cristo cumpriu a Lei por nós em sua perfeição de vida na condição de Filho Unigênito do Pai.

Se tivéssemos que ser chamados de Pentecostais, deveríamos também continuar com todos os rituais judaicos acima descritos, e a Cruz de Cristo de nada valeria para nós.

No Antigo Testamento três festas eram realizadas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Festa da Páscoa, celebrada junto à Festa dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; e por final, a Festa dos Tabernáculos ou Cabanas.

Como vemos, nenhuma destas festas foram adotadas pelos cristãos, inclusive em relação à primeira, Cristo Jesus é a nossa Páscoa.

Se alguma pessoa, dizendo-se cristã, querer impor qualquer ritual ou ordenança do Velho Testamento sobre os que nasceram em Cristo, além de serem inimigos da Cruz de Cristo, estão trabalhando contra ao que ensinou o próprio Cristo Jesus que disse:

"Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mateus 26 : 28)

"Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." (Lucas 22 : 20)

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6 : 54)

Já na Carta aos Hebreus, aprendemos:

"Dizendo Nova Aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar." (Hebreus 8 : 13)

"E a Jesus, o Mediador de uma Nova Aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel." (Hebreus 12 : 24)

E Deus, pela boca do Profeta Jeremias, falou:

"Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma Aliança Nova com a casa de Israel e com a casa de Judá." (Jeremias 31 : 31)

O Apóstolo Paulo e também, nenhum outro dos Apóstolos se colocaram na condição de Pentecostais, porque, para os cristãos, isto não existe, isto seria retroceder à Lei de Moisés, e com isto, teríamos o dever de cumprir toda a Lei, o que é impossível a qualquer ser humano. (Rm 3.10-11)


"E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;" (Atos 2 : 1)

O que aconteceu sim, cumprindo-se o dia de Pentecostes, ou seja, ao fim da Festa das Colheitas ou
Semanas, como vemos em Atos 2, o Espírito Santo foi derramado e as pessoas que esperavam o cumprimento da profecia de Cristo (Lucas 24.49), que havia dito que do alto as revestiria de poder, foram batizadas no Espírito Santo e ficaram todas cheias do Espírito Santo de Deus.

Então, queridas ovelhas de Cristo Jesus, bater no peito e dizer com a boca cheia que é uma ovelha pentecostal, nada mais é, do que dizer que nunca conheceu a Cristo, que nunca foi transformada por ele.

Certo é dizermos que SOMOS OS QUE PARTICIPAM DA NOVA ALIANÇA, DO NOVO TESTAMENTO, DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO, QUE SOMOS OVELHAS DE CRISTO. Mas nunca, jamais dizermos que somos pentecostais. Esta é uma falha grave e um repúdio à Tão Grande Salvação Que Cristo Ofereceu Por Todos Nós Ali Naquela Rude Cruz.

Nenhuma das ovelhas de Cristo precisa dessa nomeclatura para demonstrar que é mais fervorosa ou que tem mais fé do que as outras ovelhas pelas quais Ele, Cristo, também sofreu e morreu, Ressuscitando ao terceiro dia. 

Vamos olhar para as Escrituras Sagradas e pararmos de agradar ao nosso próprio ego, que infelizmente, em certas circunstâncias, usamos esse linguajar de sermos pentecostais com o intuito de sermos melhores que as outras ovelhas que também acreditam em Cristo como seu Senhor e Salvador Eterno.

Não adianta inventarmos desculpas infindáveis para permanecermos com essa desfeita com o Salvador de nossas almas., ovelha é ovelha, e ponto final., não precisa nada mais do que isto.

Vamos repetir juntos a Palavra de Deus, quando diz:

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco. (II Co 1.12);

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. (II Co 2.14);

E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão. (II Co 6.1);

Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça. (II Co 8.7);

Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. (II Co 8.9);

Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus? (II Co 11.7);

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (II Co 12.9);

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. (Gl 1.6);

Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. (Gl 2.21);

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. (Gl 5.4);

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça. (Ef 1.7);

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). (Ef 2.5);

Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Ef 2.7);

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ef 2.8);

Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder. (Ef 3.7);

A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo. (Ef 3.8);

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. (Ef 4.7);

Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade. (Cl 1.6);

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. (Cl 3.16);

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Cl 3.17);

Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. (I Ts 2.13);

Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus. (I Ts 3.9);

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros. (II Ts 1.3);

Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. (II Ts 1.12);

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade. (II Ts 2.13);

E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança. (II Ts 2.16);

Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. (II Ts 3.8);

E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério. (I Tm 1.12);

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos. (II Tm 1.9);

TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. (II Tm 2.1);

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. (Tt 2.11);

Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tt 3.7);

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. (Hb 2.9);

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hb 4.16);

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? (Hb 10.29);

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hb 12.15);

Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade. (Hb 12.28);

Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. (Hb 13.9);

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tg 4.6);

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (I Pe 1.2);

Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada. (I Pe 1.10);

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. (I Pe 1.13);

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (II Pe 3.18);

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. (Jd 1.4);

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono. (Ap 1.4);

Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. (Ap 5.12);

E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. (Ap 5.13);

Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. (Ap 11.17);

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. (Ap 21.6);

E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. (Ap 22.17);

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (II Co 13.14).

6 comentários:

  1. Pastor, eu aprendi durante toda minha vida que sim. Mas ao comparar com as Escrituras, vejo que não. E percebo também que é um grande pecado querer cumprir a Lei de Moisés e ao mesmo tempo receber o sacrifício de Jesus na cruz. Sei no entanto agora, porque nenhum pastor me ensinou este maravilhoso conhecimento. Agora está tudo claro. Só Jesus Cristo salva. Ele é suficiente para que sejamos salvos. Que Deus o abençoe!
    Lourival, Campinas, SP

    ResponderExcluir
  2. Pastor, vejo sua preocupação em nos fazer conhecer a verdade bíblica para que possamos ser ovelhas saudáveis. Precisamos de pastores assim, eu nem o conheço pessoalmente, mas o senhor tem cuidado muito bem de mim. Paz!
    Soráia, Vitória, ES

    ResponderExcluir
  3. Pastor, Paz seja contigo varão de Deus! Continue com esse seu ministério abençoado, que a mim, tem alimentado, refrigerado e restaurado. Seria muito bom que todos os pastores fossem assim, de graça recebeste, de graça dai. Alelúia!!!
    Carlos Alberto, Rio de Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  4. Pastor, eu tinha uma confusão na minha mente. Faço parte de uma igreja tida como pentecostal, mas vejo à luz das Escrituras Sagradas que jamais devemos dizer que somos pentecostais. Sei agora que se agirmos assim, estaremos desdenhando do que fez Cristo Jesus por todos nós na cruz. Eu sei também que muitos irmãos na minha igreja falam com a boca cheia de que são pentecostais sempre com o intuito de serem melhores que outros irmãos de outras denominações cristãs, mas sei que isso é pecado.
    Obrigada! Que Deus ilumine mais e mais a sua mente de um terno pastor como se dá para perceber. A Paz do Senhor Jesus Cristo!!
    Célia, Ribeirão Preto, SP

    ResponderExcluir
  5. Pastor, essa Palavra veio em boa hora. Ela era motivo de discussão na Escola Bíblica na igreja penteostal onde participo. Eu sempre defendi a idéia de que a Graça de Deus nos basta. E que ovelha não precisa querer ser muita coisa. Basta ser ovelha. Quando li o que escreveu, não acreditei, pensei que era eu mesmo escrevendo, mostrei para alguns irmãos do meu núcleo de estudos bíblicos e todos perceberam que precisamos mudar essa mentalidade de que somos pentecostais. Na verdade somos cristãos, pertencemos a Cristo, e ser pentecostal é contradição à cruz de Cristo e seu sacrifício por todos nós. Até o pastor da minha igreja entendeu isso. Continue pastor. Precisamos que nos ajude como ministro de Cristo. Alelúia!!!
    Donizete, Feira de Santana, BA

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia sobre isto, apesar de não falar desta forma "sou pentecostal" já ouvi muito essa frase.
    Complementando:
    Jesus porem respondendo disse-lhes: Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus"
    (Mateus 22:29)
    Hoje, aprendi mais uma vez, alimentei-me, mais uma vez...
    A paz do Senhor Jesus!
    Jefferson

    ResponderExcluir

Faça seu comentário dirigido a PASTO PARA AS OVELHAS. Ele é importante para nós.

Atenção! Mesmo que seja anônimo, informe no mínimo:
Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, foi retirado o controle de acesso antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Por favor, perguntas específicas, mande-nos um e-mail.