Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.


E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mt 9.35-38).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Que Um Pastor Nunca Deve Ser Ou Fazer

Por Pasto Para as Ovelhas

"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência."  (Jeremias 3 : 15)

Com a convivência diária a ovelha poderá se acostumar ou se revoltar com a postura errada, portanto, equivocada exercida por um pastor que se esqueceu o que é ser pastor.


"AI dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR."  (Jeremias 23 : 1)

Primeiro, ser pastor não é querer estar em evidência perante as pessoas, visto que ele foi chamado por Cristo Jesus para trabalhar cuidando das ovelhas que a Ele pertence.

"Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso."  (Jeremias 50 : 6)

Segundo, o pastor não pode querer este encargo com o firme propósito de obter poder perante as pessoas, e muito menos, perante as ovelhas.

"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?"  (Ezequiel 34 : 2)

Terceiro, o pastor não deve ingressar num ministério com o firme propósito de querer ficar rico, de morar em lugares que a maioria do rebanho jamais pensou em morar., e nunca, jamais com o dinheiro advindo dos dízimos e das ofertas.

"Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;"  (Ezequiel 34 : 8)..

Às vezes, é mais certo o pastor sair da sua zona de conforto e se mudar para perto do rebanho para que fique próximo, para que sinta o mesmo, para que tenha a mesma percepção do que realmente acontece na mente e no coração de suas ovelhas, para que, quem sabe, ser mais útil em circunstâncias e situações adversas.

"Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão."  (Ezequiel 34 : 12)

Quarto, se um pastor, naturalmente, pertencendo a famílias abastadas deste mundo, vier a ingressar no ministério junto às ovelhas abastadas, ele nunca deve deixar de entender que fora daquele aprisco de ovelhas cheirosas por meio de perfumes caros, que vivem em apartamentos e mansões de altos luxos, que dirigem seus veículos importados, que vivem viajando para fora do país onde moram e que se concentram naquele mundinho de gente rica pensando que naquele mundinho estão todas seguras devido ao poder aquisitivo que têm. Deve ele alertar a cada uma delas de que precisam olhar para as outras ovelhas que estão fora daquelas condições, e que em dados momentos, nem mesmo o básico elas têm para se manterem, e que por isso, precisam, aliás, devem ser ajudadas a tempo e fora de tempo, quer seja oportuno ou não.

"Porque os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e contam sonhos falsos; com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor."  (Zacarias 10 : 2)

Quinto, é triste quando se olha e se constata que do lado de suntuosos prédios de apartamentos e de mansões existem infinidades de barracos levantados a toque de madeira e papelão, sendo que nesses barracos, encontram-se ovelhas de todas as idades, desde a mais novinha até a mais idosa, havendo a diferença entre estas e aquelas que residem em seus suntuosos apartamentos e suntuosas mansões, apenas de que aquelas nunca conheceram o que seja a verdadeira miséria destas que lutam aos pés de Cristo para que Ele as liberte do descaso daquelas que apesar de irem também ao templo tido como cristão, não se importam com suas dores, pesares e escassez de vida física.

"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."  (João 10 : 11)

Sexto, pois ao contrário de algum pastor incauto, Cristo nos chamou para pastorear o rebanho e levar o rebanho a entender que somos um só rebanho porque temos um só Pastor e um só Senhor, dono do rebanho., e que se não trabalharmos direito, não haverá qualquer galardão quando naquele Grande Dia tivermos que prestar contas do nosso trabalho que Ele nos determinou.

"Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas."  (João 10 : 12)

Sétimo, todo pastor está proibido por Cristo, Supremo Pastor, de fazer proselitismo com as ovelhas em detrimento de outras ovelhas., não pode haver grupinhos de ovelhinhas melhores, mais santas e mais certinhas que outras., deve ele lembrar que somos todos pecadores e destituídos da Glória de Deus, e que quem nos salva é o próprio Deus que nos amou de tal maneira que deu Seu único Filho para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna., sabendo nós que, não é por sermos riquinhos, ou pobrezinhos demais ou por sermos santinhos demais ou por sermos miseráveis demais ou  por sermos cheios de “grandes obras” que façamos, que seremos salvos, mas sim "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3 : 16)


Ovelha, não se engane, pois "Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,"  (Efésios 4 : 11).. tudo com o objetivo de abençoar o rebanho, ajudando-o, nutrindo-o, equipando-o, alimentando-o. E ainda, hoje não existe Apóstolo, pois para ser Apóstolo tem que ter andado com Jesus., Exceto um, o Apóstolo Paulo que fora usado por Deus de um modo muito específico, inspirado pelo Espírito Santo., hoje, nós não somos inspirados pelo Espírito Santo. Mas devidamente iluminados pelo próprio Espírito Santo para que tenhamos todo conhecimento dado por Deus  por meio da Palavra Inspirada, a Bíblia Sagrada para o que for útil em prol do crescimento espiritual de todo o rebanho.

Quanto aos que se autodenominam apóstolos, veja o que diz as Escrituras Sagradas, a qual norteia nossa regra de vida e de prática diante de Deus:

Matias é escolhido apóstolo em lugar de Judas – Atos 1
15  E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
16  Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
17  Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
18  Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
19  E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
20  Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.
21  É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
22  Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
23  E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
24  E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
25  Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
26  E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.

Ovelha, meu trabalho não é diferente daquele mesmo desenvolvido pelo nosso Supremo Pastor, Cristo., fui chamado por Ele a fim de cuidar das Suas ovelhas dispersas., as que estão sendo bem cuidadas pelos pastores fiéis ao que Cristo lhes chamou, amém. 

"E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória."  (I Pedro 5 : 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário dirigido a PASTO PARA AS OVELHAS. Ele é importante para nós.

Atenção! Mesmo que seja anônimo, informe no mínimo:
Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, foi retirado o controle de acesso antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Por favor, perguntas específicas, mande-nos um e-mail.